Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A anedota europeia.

Sábado, 04.11.17

Se há coisa que a crise na Catalunha está a demonstrar — para quem tinha dúvidas, o que nunca foi o meu caso — é a verdadeira anedota que constitui a União Europeia, absolutamente incapaz de desafiar um Estado grande, enquanto se acirra furiosamente sobre os Estados pequenos. É assim que, enquanto a Hungria é ameaçada com os tribunais europeus só porque fez uma lei sobre ONGs, a repressão de Espanha aos independentistas catalães merece apenas o comentário de que é um assunto do foro judicial. Que cidadãos europeus possam ser punidos em 30 anos de prisão por delito de opinião e que estejam presos sem culpa formada nem possibilidade de caução é algo que não importa nada às instituições europeias. Se estiver em causa um Estado grande, a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia nem para embrulho serve.

 

Já agora, porque é que a União Europeia não aproveita o bom exemplo espanhol para resolver de vez o problema do Brexit? É muito simples. Acusa-se os actuais governantes ingleses dos crimes de rebelião, sedição e peculato por terem organizado um referendo destinado a separar o Reino Unido da União Europeia, e decreta-se desde já a demissão do governo britânico e a sua prisão preventiva. A seguir, nomeia-se um comissário europeu para gerir o território britânico, avisando-se que, se os apoiantes do Brexit ganharem as novas eleições, estarão sujeitos às mesmas penas de prisão. Um processo altamente eficiente, com a vantagem de que Theresa May nem sequer poderia imitar Puigdemont e fugir para Bruxelas, pois iria imediatamente cair no covil do inimigo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Luís Menezes Leitão às 17:21


26 comentários

De Anónimo a 07.11.2017 às 03:16

A Hungria é, à semelhança do estado espanhol, um estado fascista. Se a Hungria não gosta das políticas da UE, que saia como o Reino Unido fez!

De Anónimo a 07.11.2017 às 11:20

O estado português foi fascista até ao dia 25 de Abril de 1974. De modo que, de fascistas e de tolos todos temos alguma coisinha. Por isso, é bom que se meçam as palavras quando se pretende dizer dos outros coisinhas que, afinal, também somos. Estou a falar de portugueses, filhos e netos de portugueses, mesmo os nascidos após o 25 de Abril. Se quem não gosta da UE é fascista, então o Reino Unido é fascista?

De Anónimo a 07.11.2017 às 15:26

Sabes ler? Não me parece!
Onde é que eu disse que quem não gosta da UE é fascista?
Eu disse sim que a Hungria é um estado fascista. Percebes ou precisas de desenho?

De Anónimo a 07.11.2017 às 16:17

Olha lá, ó grande anormal. O que tu disseste foi:
-A Hungria é um estado fascista.
-Não gosta das políticas da UE.
-Por isso, que saia da UE. Por sua vez, também dizes que:
-O Reino Unido saiu da UE.
-Porque não gosta das políticas da UE.
Conclusão, ó anormal: quem não gosta das políticas da UE, no teu entender, é fascista.
Vai estudar!

De Anónimo a 07.11.2017 às 21:16

O leitor anónimo que deixou um comentário às 16:17 precisa de aprender lógica elementar. E ainda tem a lata de insultar os outros.

De Jorge Mra a 07.11.2017 às 18:19

E a Hungria no tempo da outra senhora (URSS), lembra? Era uma democracia talvez. Nas vossas cabeças até a Coreia do Norte é um regime melhor que o da Hungria actual.

De Anónimo a 07.11.2017 às 21:18

Jorge "Men Rights' Activist" a usar a falácia do espantalho!
Coreia do Norte e Hungria têm ambos regimes de merda. A merda de um não desculpa a merda do outro.

De Anónimo a 07.11.2017 às 11:02

Nem dizes o questões, nem sabes o que dizes melhor seria não dizeres nada

De Carlos Gaspar a 07.11.2017 às 12:06

Anonimo é todo o COBARDE que não tem coragem para se mostrar.
Excelente texto Luíz.

De Anónimo a 07.11.2017 às 12:28

Como é possível alguém escrever "ESTA ANEDOTA" Bruxelas é o covil do inimigo para os Ingleses e é a liberdade para os (?????) do país que não existe. BONITA FIGURA. Tenha tino.

De Anónimo a 07.11.2017 às 14:33

Exactemente. a UE é uma vergonha para todos os europes. Sempre se curvou perante a China ou outros estados que tivessem efectivamente algum poder.. Uma anedota no verdadeiro sentido da palavra.

De Anónimo a 07.11.2017 às 15:47

Delito de opinião? E acredita mesmo, a sério, nisso?
Extraordinário...

De Anónimo a 07.11.2017 às 16:05

Muito bom, Luiz!

De Jose a 07.11.2017 às 17:39

Anedota europeia ¡¿ esta noticia que voces publicam sobre cataluña esta errada.....voces nao tem minima ideia do problema. Cataluña é uma provincia de espanha , voces sabem que Oriol Pujol ex presidente de cataluña durante 30 años foi robando aos que residem na catalunha? E pondo comissoes nas operaçoes para assim receber em dinheiro nao declarado,e este modo o mesmo ajuntou milhoes de euros ocultos em andorra e ja descobertos por o governo espanhol, , o artur mas ex presidente de catalunha outro igual , ademais gastou das arcas publicas 5 milhoes para organizar o referendum de 9n 2014. E tem que os pagar senao vai para a cadeia. E o puigdemont e o seu governo gastaram 61 milhoes com todo este processo referendum 01 oct. Agora normal serem processados por isto e por o giolpe de estado , voces sabiam que nesse referendum havia gente que votava 4 vezes ??? Eu vivo em barcelona sei muito bem como sao as coisas por aqui......... catalunha tem os impostos mais caros de toda a espanha !!!! Para estes politicos aqui viverem como reis que é no caso do ex presidente puigdemont e todo o seu governo. Nao digam nas nioticias os cataloes ....sao todos espanhois !!!! O documento nacional de identidade poe a nacionalidade : Espanhola !!!!! A todos os que nasceram em espanha ! Ou quem nasce em.lisboa vai dizer por o mundo nao sou portugues....sou lisboeta ? 🤗 aqui a independencia de catalunha nunca va aconteçer. Em breve ja vamos ver o puigdemont na prisao. Os jordis estao bem na prisao foram quem incentivou a populaçao contra os registros da guardia civil com ordem judicial , e a populaçao foi contra eles, e os jordis foram apamhados num video em cuma do gipe da guardia civil todo destroçado. Acho muito bem que nao deixem sair nenhum deles. Cumprimentos desde barcelona

De Anónimo a 07.11.2017 às 19:06

Excelente crónica, claro que os confundidos da "Europa connosco" não gostam,bem como a esquerdalha estão sempre a necessitar de compensan,pobres criaturas.
Claro que a CEE é uma treta e uma paródia ou não fosse o berço dos policores.Sempre houve duas medidas, quando a maioria desses paises nos condenava em bloco por querermos defender o nosso território ultramarino clamavam de colonialistas ,atrasados etc etc, mesmo lhes explicando que nada tinha a ver com colonialismo e o tempo deu-nos razão pois como diziamos não estavam preparados para uma autodeterminação quanto mais para (in)dependencias e o resultado está-se a ver.Agora que a Catalunha quer um independencia e tem pernas económicas para andar (ao contrario da brigada da catinga falante de pretuguês e os restantes 99% de "paises" de Africa)não sabem o que fazer é uma treta tal como as ameaças à Hungria claro que a Hungria está-se sonhando para a comandita Junkeriana.O povo Hungaro não tem que receber lições de ninguem muito menos de comunas ou esquerdoides/policores pois foi um dos primeiros países que se rebelou contra o fascismo soviético ,esse sim fascismo não o que tinhamos em Portugal que nem de aprendiz de fascista conseguimos ser.Fossemos nós fascistas e a Abrilada/74 nunca teria acontecido!

De Anónimo a 07.11.2017 às 22:33

Se gostas tanto da Hungria, emigra para lá! Mas olha que eles não gostam lá muito de portugueses...

De Anónimo a 08.11.2017 às 10:35

o anonimo so demostra que nao evoluiu como as pessoas normais, escreve assim porque houve em Portugal uma revoluçao contra uma ditadura,viva o 25 de abril

De Anónimo a 07.11.2017 às 19:21

ar

Comentar post


Pág. 1/2





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Novembro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930




comentários recentes

  • O apartidário

    A Madeira é que tem as bananas mas é mais aqui no ...

  • Ssoares Carvalho

    Boa tarde Sr. BernardoLi o seu comentário que apre...

  • Antonio

    Bom dia Li o seu texto e lamentávelmente tudo o qu...

  • Ricardo

    O salto em frente foi dado em 2015(não falando ago...

  • José Gonçalves

    Isto é assunto sério, mas não resisto... "A socied...

  • Bernardino Silva

    De facto não temos ninguém para nos governar, porq...

  • Celestino Alves

    Vergonha estes políticos São todos ladrões roubam ...

  • Jorge Peixoto

    Quando os grandes grupos economicos, descobriram q...

  • Anónimo

    É muito engraçado ver toda esta histeria contra o ...

  • Manuel

    A tal bomba atómica prometida rebentou finalmente....