Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A fuga dos chefes do governo.

Domingo, 05.11.17

Se há coisa que reprovo profundamente no independentismo catalão é a fuga do presidente da Generalitat para Bruxelas, que pelos vistos nem sequer lhe vai garantir qualquer protecção. Curiosamente acaba de ser imitado pelo primeiro-ministro do Líbano, que também se pôs ao fresco, fugindo para a Arábia Saudita, alegando riscos para a própria vida.

 

É verdade que muitos dos que criticam Puigdemont, mais valia estarem calados, como Felipe Gonzaléz, que esteve entre os que se atiraram para o chão quando o parlamento espanhol foi invadido pelo grupo de militares comandado por Tejero Molina. Nessa altura só duas pessoas permaneceram nos seus lugares. Um deles foi Santiago Carrillo que, pegando no seu cigarro, se limitou a dizer: "Pavía chegou mais cedo do que se previa", recordando o momento em que o General Pavía, em 3 de Janeiro de 1874, ocupou o parlamento da I República Espanhola, iniciando a Ditadura de Serrano. O outro foi Adolfo Suárez que, embora estivesse a momentos de ser substituído com a eleição pelos deputados do novo governo, permaneceu sozinho no lugar destinado ao governo. E mais tarde explicou: "Não critico nenhum dos meus colegas que decidiu proteger-se, mas eu era o chefe do governo. O chefe do governo permanece sempre onde está".

 

E, de facto, quem assume a chefia de um governo, deve pensar que coloca a sua cabeça num cepo e que, se alguma coisa acontecer, é a dele que tem que rolar, não a dos seus subordinados ou a de segundas figuras. Há que lembrar aqui o que disse a Imperatriz Teodora ao Imperador Justiniano, quando ele quis fugir perante a revolta de Nika: "Ainda mesmo que a fuga seja a única salvação, não fugirei, pois aqueles que usam a coroa não devem sobreviver à sua perda. Se quiseres fugir, César, foge. Tens dinheiro, teus navios estão prontos e o mar aberto. Eu, porém, fico. Gosto desta velha máxima: a púrpura [o manto dos imperadores] é uma bela mortalha".

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Luís Menezes Leitão às 12:53


15 comentários

De Anónimo a 07.11.2017 às 08:04

A saida da catalunha para a Belgica , "internacionalizou" o conflito com o reino de castela . Expoem desta forma os limites das leis , castelhanas , franquistas , e mesmo europeias , e sua falta de democracia . O risco de ser preso por 30 anos não é admissivel para alguem que foi democraticamente eleito e que executou o que o seu parlamento lhe pediu. Parabens à Catalunha .

De Anónimo a 07.11.2017 às 10:59

O gajo fugiu para a Bélgica convencido de que lá valia tudo. PM's paneleiros, etc.. Enganou-se e, talvez por isso, não lhe permitiram que fosse falar à assembleia, antes o "aconselharam" a que fosse falar lá para as traseiras dos outros independentistas belgas. Pois assim, como se acham muito progressistas e meninos "bem", então que vão todos aos anus uns dos outros. Parabéns aos catalães, sim, porque a maioria não embarca nessa da independência. E não venham com essas tretas de que em 1640 a Catalunha já queria ser independente. A essa cambada de independentistas bacocos e tugas, aconselho a que vão para Olivença declarar a independência, tanto de Espanha como de Portugal. E levem a catarina e o índio para abrilhantar o festim. Mas cuidado, não se distraiam como o Louça, que acabou por levar na tromba e a fazer queixinhas à porta do Totta..

De Anónimo a 07.11.2017 às 18:30

A maioria (92%) votou a favor da independência. E antes de dizeres que apenas metade votou, olha para a abstenção nas eleições portuguesas (e em Portugal ninguém leva porrada da bófia espanhola por votar)!
Naturaliza-te espanhol! Não queremos cá Miguéis de Vasconcelos! Nem queremos homofóbicos de merda! Junta-te ao Rajoy!

De Anónimo a 07.11.2017 às 18:37

Tomara um hetero ressabiado tuga como tu ter o nível de vida dos gays belgas.

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Novembro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930




comentários recentes

  • O apartidário

    A Madeira é que tem as bananas mas é mais aqui no ...

  • Ssoares Carvalho

    Boa tarde Sr. BernardoLi o seu comentário que apre...

  • Antonio

    Bom dia Li o seu texto e lamentávelmente tudo o qu...

  • Ricardo

    O salto em frente foi dado em 2015(não falando ago...

  • José Gonçalves

    Isto é assunto sério, mas não resisto... "A socied...

  • Bernardino Silva

    De facto não temos ninguém para nos governar, porq...

  • Celestino Alves

    Vergonha estes políticos São todos ladrões roubam ...

  • Jorge Peixoto

    Quando os grandes grupos economicos, descobriram q...

  • Anónimo

    É muito engraçado ver toda esta histeria contra o ...

  • Manuel

    A tal bomba atómica prometida rebentou finalmente....