Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Evocação das Lajes.

Domingo, 08.05.16

Há uma coisa que impressiona na política portuguesa e que é os políticos não terem consciência da sua pequena dimensão. A Portugal foi solicitado que albergasse nas Lajes a cimeira da guerra no Iraque apenas porque era geograficamente o local mais conveniente para a deslocação de Presidente dos EUA, do Primeiro-Ministro inglês e do Chefe do Governo espanhol. Não havia qualquer intenção de arrastar Portugal para a decisão ou de lhe dar qualquer papel na mesma. Miguel Portas percebeu isso muito bem quando disse que não sabia se Durão Barroso ia ser o porteiro ou o mordomo na cimeira, mas que uma dessas duas coisas seria certamente. Durão Barroso quis manifestamente ser mais que isso, falou numa cimeira 3 + 1, e esforçou-se imenso para aparecer na fotografia, mas a nível internacional a sua imagem foi cortada e ninguém lhe deu maior estatuto do que o de anfitrião da cimeira, ou seja, nenhum.

 

Como neste momento a memória da cimeira das Lajes caiu em desgraça, Durão Barroso achou que deveria partilhar o opóbrio da cimeira com Jorge Sampaio, dizendo que ele teria concordado com a mesma. Este obviamente não se deixou ficar, e lá publicou umas evocações presidenciais, para, segundo ele diz, "fazer uma breve revisitação dos anos 2002-2003 deste século, determinantes que foram para o caos que hoje se vive no plano internacional". Nessa "breve revisitação" sacou de todos os seus registos, acusando Durão Barroso de crimes tão hediondos como o de ter memória selectiva (!) e de o ter acordado às sete da manhã com esta questão (!!). Não nega ter efectivamente concordado com a cimeira, talvez devido ao facto de ter acordado estremunhado nesse dia, alegando, porém, que a sua concordância foi para evitar "abrir um conflito institucional que em nada serviria o país". Mais vale de facto evitar um conflito institucional no país do que uma cimeira no país para organizar a guerra no Iraque.

 

Mas mesmo assim Jorge Sampaio acusa Durão Barroso de ter organizado a cimeira nas suas costas, uma vez que a mesma foi realizada 48 horas depois, e "não é preciso ser-se perito em relações internacionais para se perceber que eventos deste tipo não se organizam num abrir e fechar de olhos". Se Jorge Sampaio acha que 48 horas, num período de crise internacional, correspondem a um abrir e fechar de olhos deve ter um sono muito profundo.

 

É assim claro que Jorge Sampaio concordou com a organização da cimeira nas Lajes. Ele próprio o reconhece, mas também diz que não tinha que ter concordado, uma vez que "não é necessário ser-se constitucionalista, para se perceber que não cabe ao Presidente autorizar ou deixar de autorizar actos de política externa". Mas entende contraditoriamente que "o Presidente tem o direito constitucional a mostrar a sua discordância perante a condução da política externa e não está obrigado a acatar, sem intervenção e passivamente, decisões assumidas pelo Governo". Afinal em que ficamos?

 

Temos assim uma verdadeira guerra do alecrim e da manjerona sobre uma questão absolutamente ridícula: se a cimeira não fosse nas Lajes, mas nas Bermudas, nos Barbados, em Cabo Verde, ou até num porta-aviões a meio do Atlântico, a guerra teria sido evitada? É óbvio que não. Abrir esta discussão neste momento é por isso absolutamente ridículo. Os portugueses têm coisas muito mais sérias com que se preocupar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Luís Menezes Leitão às 11:42


2 comentários

De O SÁTIRO a 08.05.2016 às 19:52

Sobre a cimeira, a esquerda e a ultr direita anti USA chama cimeira da guerra.
Claro, houve guerra
MAS QUE SERVIU PARA DERRUBAR UM DOS MAIORES CARRASCOS DOS ÚLTIMOS .

como é óbvio, a escumalha anti USA ESPUMA DE RAIVA A DEFENDER OS CARRASCOS
NUNCA mas mesmo NUNCA SE PREOCUPARAM COM AS VÍTIMAS DO SADDAM
KURDOS ENVENENADOS COM ARMAS QUÍMICAS
CIDADÃOS INOCENTES ASSASSINADOS POR SIMPLES PRAZER...PRISÕES COM TORTURAS DE BESTAS...XIITAS ASSASSINADOS POR SEREM XIITAS

A ESQUERDA ANTI USA CALOU E CONSENTIU TACITAMENTE ESTAS ATROCIDADES
QUANDO SE DECIDIU DERRUBAR O TIRANO CLARO, DEFENDERAM O ASSASSINO

E AINDA TÊM A LATA DE ACUSAR SALAZAR
BANDALHOS
MATOU MAIS O AMIGO CARNICEIRO SADDAM NUM DIA QUE O SALAZAR EM 40 ANOS.

só faltou aparecer o dandy , entertainer, covardolas de sofá de nome OBAMA (ADORADO PELOS INIMIGOS DOS USA)
que retirou os 200 mil soldados USA do Iraque -- apesar do governo do Iraque, generais USA, etc--- que deu origem aos CARNICEIROS do estado islâmico e às ATROCIDADES PIORES QUE OS NAZIS.
obviamente os anti cimeira das lajes andam tresloucados a tentar inventar desculpas para estes carrascos.

Na SÍRIA, SEM CIMEIRA DAS LAJES DO COVARDOLAS OBAMA, VÊ SE O RESULTADO
PAÍS DESTRUÍDO, CENTENAS DE MILHARES DE MORTOS E MILHÕES DE REFUGIADOS

E o que dizem os anti cimeira das LAJES???

SIM, TODA ESSA ESCUMALHA QUE ADORA A SELVAJARIA MARXISTA E ISLÂMICA ?

LÁGRIMAS DE CROCODILO DE CINISMO E HIPOCRISIA

De Rodolfo Jesus a 08.05.2016 às 22:47

Guerra de alecrim e manjerona? Não. O sr DB que levantou a questão em entrevista em que foi confrontado com factos, que o tornam cúmplice de crimes contra a humanidade (não há nenhuma outra forma de avaliar a situação). Além disso, para tentar limpar-se do que fez, pretendeu, mentindo, arrastar o ex-Presidente da República., que fez muito bem em repôr a verdade. Não percebo o esforço de DB, porque se assim tivesse sido nada mudava em relação a ele. Enfim...e se fosse em outro qualquer lugar? Em Cabo Verde, num porta-aviões...Mas não foi. Francamente... também não fica nada bem a quem escreveu o texto acima, tentar lavar (não é só dinheiro que se lava) aquilo que foi uma intervenção (ainda que com funções de mordomo), absolutamente condenável. Absolutamente. Também poderíamos lavar a actuação daqueles 4 "senhores" dizendo que foi o complexo militar-industrial americano, o responsável, e ainda poderíamos ir mais longe e dizer que a responsabilidade foi do eleitorado americano que elegeu Bush...guerra de alecrim e manjerona? Não! Infelizmente, guerra que até hoje espalhou morte, miséria e sofrimento por milhões de famílias e por vários países, enquanto contribuiu para a acumulação de riqueza e super bem-estar daqueles 4 "senhores".

Comentar post








comentários recentes

  • Herói do Mar

    Estamos tramados com a geringonça do derrotado cos...

  • João Gil

    O lançamento de mísseis pela Coreia do Norte e o d...

  • Anónimo

    Luís Leitão gostei do teu comentário.O Trump seja ...

  • Anónimo

    Em defesa de Trump, esta situação é incrivelmente ...

  • João Braga

    Cada pais tem a sua cultura e a sua forma de viver...

  • singularis alentejanus

    Tão ladrão é o que vai ás uvas, como o que fica à ...

  • João Gil

    Só falta afirmar que a culpa do regime da Coreia d...

  • Anónimo

    caso não saiba, as eleições para a constituinte fo...

  • s o s

    carissimo, sendo que nao divaga, antes se restring...

  • Alfredo

    Pois,E só de pensar que temos em Portugal um parti...