Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Isto está perigoso.

Terça-feira, 29.08.17

A notícia de que a Coreia do Norte acaba de lançar um míssil (felizmente não armado) sobre o Japão é a confirmação do agravamento da tensão internacional na região, motivado pela estupidez de Trump. Qualquer pessoa inteligente percebe que o que não tem remédio remediado está e a Coreia do Norte há muito que constitui um Estado pária, completamente à margem do actual sistema internacional, que por isso pode ser ignorado, mas que é um autêntico suicídio tentar combater.

 

Contra a Coreia do Norte não servem condenações internacionais, e muito menos por resolução das Nações Unidas. A Coreia do Norte é o único país do mundo que travou com sucesso uma guerra contra as Nações Unidas, da qual não saiu derrotada. Por isso pode dar-se ao luxo de ignorar tudo o que na ONU se diga, limitando-se a qualificar as sua resoluções como uma nova declaração de guerra. E por isso as ameaças dos EUA são absolutamente irrelevantes para Pyongyang, de nada servindo os disparates que Trump tem vindo a dizer. Ou melhor, podem servir para lançar um mar de chamas sobre Seul, Tóquio e até Guam.

 

Steve Bannon, o estratega principal da eleição de Trump viu isso muito bem quando afirmou o seguinte: "Até que alguém resolva a parte da equação que mostra que 10 milhões de pessoas morrerão em Seul nos primeiros 30 minutos pelo uso de armas convencionais, eu não sei do que estão a falar, não há solução militar aqui. Eles apanharam-nos". Logo a seguir a estas declarações Trump demitiu Steve Bannon. Mais uma vez se demonstra, como no Frankenstein, que é muito fácil a criatura rebelar-se contra o criador. O pior é que isso pode provocar uma catástrofes de dimensões imprevistas. O mundo já tem um louco na Coreia da Norte. Só lhe faltava um monstro de Frankenstein na Casa Branca.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Luís Menezes Leitão às 07:18


6 comentários

De João Gil a 29.08.2017 às 11:35

Só falta afirmar que a culpa do regime da Coreia do Norte é de DJ Trump e que o que diz o presidente da Coreia do Norte é aquilo que todas os líderes das democracias do mundo deviam imitar e ter como modelo. O que faz a Coreia do Norte afinal fomenta a paz e o equilíbrio entre as nações e por isso devemos todos aceitar e condescender. Os EUA que não se metam porque o que não tem remédio remediado está. É assim. Porque é que a comunidade internacional decidiu parar o Hitler e não o deixou fazer o que queria e se intrometeu alterando o curso da história? Resumo: DJ Trump é mau e tem de ser removido e Kim-Jong-Un tem de se aceitar porque já é inevitável...extraordinário!

De Anónimo a 29.08.2017 às 15:02

Em defesa de Trump, esta situação é incrivelmente complicada, sem saídas fáceis para ninguém, porque todas as superpotências estão envolvidas directa ou indirectamente e em lados opostos do conflito. A Coreia do Norte sabe que pode esticar a corda porque tem a China como apoio e se tudo falhar, usa a bomba... Mas o chamado "líder do mundo livre" não pode ter uma reacção impensada e partir logo para a violência, essa é a táctica dos norte-coreanos... além de que se os USA partem para a guerra nesta situação, quem sofre é o resto do mundo, começando pela Coreia do Sul...
Não querendo desrespeitar a sua opinião, não me parece que seja isso que o autor estava a tentar dizer... a questão aqui é que se pode afastar Donald J. Trump por mecanismos democráticos já antes utilizados e revistos na constituição americana.
Em relação a Kim Jong-Un, não só é impossível afastá-lo do poder por meios democráticos e diplomáticos, como será impossível destituir o regime sem uma guerra sangrenta com milhões de vítimas. não me parece que o autor desculpabilize Kim Jong-Un de nada, antes responsabiliza Trump por contribuir para o agravar da situação, em vez de tentar desmontar esta ameaça pacificamente.

De João Gil a 29.08.2017 às 19:54

O lançamento de mísseis pela Coreia do Norte e o desenvolvimento do respectivo programa militar antecede o actual presidente americano em décadas. Portanto, a lógica de que o mal menor é o afastamento de Donald Trump da presidência dos EUA é duvidosa. Substituía -se assim DJ Trump por outro presidente e o problema da Coreia do Norte (pre) nuclear desapareceria?!..Trump pode ser responsabilizado por muita coisa, decerto, mas de ter contribuído para a agressividade do regime norte coreano é que não parece lá muito plausivel. Barack Obama, um tipo de inteligência e discurso de um brilhantismo extraordinário, democrata e que esteve 8 anos na presidência, não diminuiu o problema. E não foi por isso que o mundo achou que o homem devia ser destituído da presidência. Não gostar de Trump não é argumento suficiente. Muito menos para o substituir por outro de quem se goste mais, eventualmente, e persuadir-nos de que o mundo deve engolir o Kim-Jong-Un e os seus mísseis balísticos em cima das nossas cabeças porque se acha que é inevitável e porque sim..mas enfim, seja aquilo que tiver que ser.

De singularis alentejanus a 29.08.2017 às 13:07

Tão ladrão é o que vai ás uvas, como o que fica à espera. É com base neste provérbio que tem toda a sapiência do Povo, o Povo a que eles dizem pertencer e defender, que faço a pergunta: onde anda a tomada de posíção do PCP, seus satélites e quejandos ao procedimento da Coreia do Norte? Sim, eles que são tão céleres a manifestar-se sobre tudo o que nos rodeia, onde estão?

De João Braga a 29.08.2017 às 13:16

Cada pais tem a sua cultura e a sua forma de viver.
A Coreia do Norte é sem duvida um mundo à parte, mas se ninguém os provocar, eles vão vivendo sossegados sem chatear ninguém.
Já os americanos, tentam meter-se sempre com países que não sigam o ideal capitalista.

De Anónimo a 29.08.2017 às 16:24

Luís Leitão gostei do teu comentário.O Trump seja o que for ainda não se pós a brincar aos misseis com ninguém...quanto ao outro f d p se não houver quem lhe tire os brinquedos...entam vamos todos pagar bem caro.

Comentar post








comentários recentes

  • Herói do Mar

    Estamos tramados com a geringonça do derrotado cos...

  • João Gil

    O lançamento de mísseis pela Coreia do Norte e o d...

  • Anónimo

    Luís Leitão gostei do teu comentário.O Trump seja ...

  • Anónimo

    Em defesa de Trump, esta situação é incrivelmente ...

  • João Braga

    Cada pais tem a sua cultura e a sua forma de viver...

  • singularis alentejanus

    Tão ladrão é o que vai ás uvas, como o que fica à ...

  • João Gil

    Só falta afirmar que a culpa do regime da Coreia d...

  • Anónimo

    caso não saiba, as eleições para a constituinte fo...

  • s o s

    carissimo, sendo que nao divaga, antes se restring...

  • Alfredo

    Pois,E só de pensar que temos em Portugal um parti...