Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O declínio do Ocidente.

Sábado, 20.12.14

 

Tenho vindo a falar várias vezes da guerra das civilizações que me parece cada vez mais evidente a cada dia que passa. O que, no entanto, verdadeiramente me escandaliza é o declínio do Ocidente nesta nova guerra que se avizinha. Um dos factores mais preocupantes é a fraqueza com que o Ocidente defende os seus valores, entre os quais a liberdade de expressão e de imprensa. Um dos primeiros sintomas da força do Ressurgimento Islâmico foi a forma como o Ocidente reagiu ao livro de Salman Rushdie, The satanic verses, que indignou Khomeiny, lançando uma fatwa contra o seu autor. Na altura vários países ocidentais optaram por não publicar o livro, por receio de represálias, quebrando assim uma tradição da liberdade de imprensa. 

 

Agora, no entanto, o ataque foi ainda mais sério, com a Sony Pictures a abandonar a distribuição do filme The Interview, que satirizava o líder da Coreia do Norte, filme que já levou os chineses a acusar Hollywood de "arrogância cultural absurda". Não me espanta que os chineses acusem um filme de Hollywood desses epítetos, já que tenho a certeza que os alemães à época terão dito muito pior do filme de Charles Chaplin, The Great Dictator, que ridicularizava brutalmente Hitler.

 

 

A questão é que em 1938 quando toda a gente olhava para o lado perante a perseguição dos judeus na Alemanha, Charles Chaplin teve a ousadia de rodar um filme contra Hitler. Mais tarde, em 1940, Hollywood não hesitou em distribuí-lo, ainda os Estados Unidos não tinham entrado na guerra. Hoje pelos vistos a Sony Pictures termina a distribuição de um filme por o mesmo desagradar ao líder da Coreia do Norte e ter receio de represálias de hackers. Se alguém tinha dúvidas sobre o declínio do Ocidente, aqui está a prova irrefutável.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Luís Menezes Leitão às 09:11


4 comentários

De Mário Carvalho a 21.12.2014 às 10:36

Palmas, e de pé, para o seu texto. Parabéns.

De Pedro Sousa a 21.12.2014 às 11:48

A Sony anunciou que vai distribuir o filme, ao contrário do que circulava na comunicação social

De Rui a 21.12.2014 às 22:26

Boas,

Sendo a ameaça verdadeira ou não, como marketing foi uma jogada genial :)
Pelo que vi no trailer, na minha opinião, o filme não parece ser grande coisa

De João Antonio Nunes a 22.12.2014 às 10:20

Concordo plenamente! A decadência do Ocidente acentuou-se com a intervenção no Iraque, ordenada por Bush, com base numa mentira repetida à exaustão que virou verdade absoluta. A partir de então, toda a estrutura democrática Ocidental ficou ao sabor dos interesses dos EUA. Prova disso é a recente crise na Ucrânea em que a Europa vai a reboque dos EUA, dando um enorme tiro nos pés. Senão vejamos como exemplo: os Portugueses choraram lagrimas de sangue pele luta da independência de Timor, por razões históricas e do coração. Apesar dos laços de proximidade da Indonésia, os Portugueses "lutaram" pela sua independência. Na Ucranea, creio que a população está dividida. e porque não lhe é dado o direito de livremente escolherem o seu destino em vez de cavarem uma guerra que arrastará inevitavelmente a Europa. A Europa virou, mais uma vez, joguete dos interesses americanos. O mesmo aconteceu com a chamada "Primavera Árabe" onde o feitiço se esta a virar contra o feitiçeiro. O derrube de ditadores por ordem das grandes potencias, não contituiu sociedades mais justas ou democráticas, apenas acentuou desigualdades e a prova está na avalanche de imigrantes que naufragam no Mediterraneo ou aportam à Itália!

Comentar post








comentários recentes

  • Anónimo

    caso não saiba, as eleições para a constituinte fo...

  • s o s

    carissimo, sendo que nao divaga, antes se restring...

  • Alfredo

    Pois,E só de pensar que temos em Portugal um parti...

  • Vasco

    São votos de mão no ar e por unanimidade à boa man...

  • Francisco Ribeiro

    Como rebate as posições contrárias da PGR e do Pro...

  • cheia

    Que adianta a quantidade?? 64 não chegam?? Mesmo q...

  • ANTONIO SILVA

    TEM TODA A RAZÃO! MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA! OS...

  • alfredo

    Caro Sr. Henrique Neto, Sou uns poucos anos mais n...

  • Francisco F.Martins

    Realmente este sr.Henrique Neto tem cara de quem e...

  • Etan Cohen

    Este senhor que, dizem, quando era novo andava de ...