Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O disparate.

Quarta-feira, 07.10.15

Há muito que acho que Cavaco Silva perdeu completamente o sentido de avaliação política e deveria rapidamente ir-se embora. Em 2013 arrastou penosamente uma crise política por mais de um mês, com os juros a dispararem, depois de Passos Coelho a ter resolvido em dois dias. Tudo isto para tentar puxar o PS para o governo, o que qualquer analista político lhe explicaria ser completamente impossível. Mas Cavaco há muito que sonha em tutelar um governo de bloco central, o que daria ao Presidente uma maior intervenção política.

 

Ontem assistimos a uma manipulação política de primeira ordem, ainda que absolutamente infantil. Primeiro aparecem assessores de Cavaco a publicar na imprensa um artigo, referindo que na Europa há governos de coligação com três ou até com seis partidos, e apelando a uma solução estável de governo. À noite Cavaco, sem esperar pela tradicional ronda aos partidos, comunica que Passos Coelho foi encarregado de obter esse acordo, julga-se que com o PS, já que o PAN manifestamente não serviria para grande coisa, e os outros dois partidos não preenchem os requisitos de estar com a NATO e com a Zona Euro. É óbvio que este acordo seria uma patetice gigantesca, pois a primeira coisa que o PS exigiria para ir para o governo era correr com metade dos boys que a coligação já pôs no aparelho de Estado, para os substituir pelos seus próprios, única maneira de Costa conseguir salvar a pele. Estranhamente, os partidos da coligação alinharam com Cavaco, declarando-se disponíveis para construir consensos. Eu, no lugar deles, teria apelado antes publicamente a Cavaco para que tivesse juízo. É evidente que esta brincadeira vai atrasar consideravelmente a formação do novo governo, com sérios prejuízos para a elaboração do orçamento de Estado.

 

Cavaco deveria ter-se limitado a fazer a habitual audição aos partidos e depois convidado Passos Coelho para formar governo. Logo se veria então se o governo era ou não rejeitado pelo Parlamento, sendo que, se o PS o fizesse, assumiria as responsabilidades. Com isto Cavaco lançou uma tábua de salvação a António Costa, que a agarrou com as duas mãos. Libertou-se imediatamente de Sampaio da Nóvoa, que só existe publicamente por sua causa, e transformou o PS, de partido alternativa em partido charneira, capaz de formar governo com qualquer dos partidos parlamentares, dependendo de quem lhe faça a melhor oferta. Com isto, o país vai mergulhar num enorme sarilho e a culpa é toda de Cavaco. Confesso que já começo a estar farto dos disparates do Presidente. Quando em Março Cavaco for embora, já vai tarde.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Luís Menezes Leitão às 08:38


13 comentários

De Anónimo a 07.10.2015 às 10:13

Agora se percebe a razão de não participar nas comemorações do 5 de Outubro, estava num profundo delírio, do qual sobrou este vomito mental. Teria sido bastante mais útil ter passado o dia no jardim de Belém, como qualquer outro reformado sem nada para fazer.

De Atento a 07.10.2015 às 11:52

Há tempos passei pelo jardim de Belém e vi os reformados a fazer ginástica nas máquinas que ali foram colocadas, o único reformado que parece que não faz mesmo nada é o cavaco.

De Teodoro a 07.10.2015 às 11:30

Este fulano foi a pior das desgarças deste país. Primeiro como 1º ministro foi uma lástima, o dinheiro caia do céu vindo da CEE e em vez de criar estruturas de jeito no país só fez asneiras acabando com quase tudo o que era produção (aliás foi aqui a origem dos problemas de portugal, e não dos governos seguintes), depois como PR, bom isso já nem vale a pena falar.....

De Anónimo a 07.10.2015 às 11:49

Todo o político vive na esperança de um sonho, e até lá chegar a sua realização evidentemente como todos no mundo da política, só fazem asneiras. Por mais entendidos que sejam todos os políticos, o Presidente da República Portuguesa, não ia ser exceção, lembrem-se ao que aconteceu ao Hitler, quando atacaram a Normandia, aqui os Alemães quando tinham todas as hipóteses para ganhar a gananciosa guerra, o Hitler deitou-se a dormir e só acordou quando foi derrotado. Moral da História... as pessoas só fazem as coisas como deve ser do agrado de todos quando já não podem fazer mais asneiras. Digamos, quando já estamos todos derrotados.

De Ana a 07.10.2015 às 13:07

Considero curioso que este senhor não assista às cerimónias do 5 de Outubro, especialmente tendo em conta que é por causa deste dia que ele tem emprego como Presidente da República. Por causa deste dia, que ainda deveria ser feriado, que este senhor está sentado neste lugar. Acho apenas curioso . . .

De André a 07.10.2015 às 13:56

A ideia de Cavaco Silva é conseguir a maioria qualificada para poder realizar alterações à constituição. (quem não percebeu, foi isso que a coligação andou a pedir disfarçadamente... eles já contavam com a maioria absoluta... almejavam a maioria qualificada)

Em 2013 Portugal foi vítima de um golpe de estado, patrocinado por Paulo Portas, que tomou o poder, aproveitando a corda que ofereceu a Passos Coelho com a TSU . (foi Paulo Portas e Pedro Mota Soares que criaram a legislação que foi apresentada pelo primeiro ministro... e apertaram o laço por verem que Portugal podia ter problemas a médio prazo, se as bolsas mundiais não continuassem a subir... Passos Coelho deixou-se apertar e Cavaco Silva seguiu a onda. Quem não se lembra, Paulo Portas tinha tentado o mesmo golpe com Pedro Santana Lopes, falhou porque o presidente da altura despachou-os antes do golpe de estado ser concretizado... aconteceu em 2013)

Agora, temos os membros do CDS a controlar 94% do governo. Com o novo governo, irão manter ou aumentar esses cargos. Talvez Passos Coelho continue com a ministra das finanças (que tem 4 secretários de estado que são do CDS...) e o ministério da administração interna (que falhou ao ter contratado uma empresa ligada à Juventude Centrista). O resto fica nas mãos do CDS e a sua ideia ditatorial...
Desta vez terão de andar a negociar... não podem só dizer que querem fazer isto e aquilo, como andaram a fazer nestes 4 anos.
E ainda temos uns valores, bem gordos, para pagar no inicio do próximo ano...

De Realmente, francamente... a 07.10.2015 às 14:16

Realmente, francamente.
O comentário acima ou diz muito ou não diz nada.
Porque para mim, esta criatura, sempre se assemelhou de uma forma pindérica, ao ido Salazar.

De Maria Helena a 07.10.2015 às 15:42

Infelizmente os Portugueses durante estes anos tiveram o pior Presidente de todos.

De joao a 07.10.2015 às 15:56

Primeiro que se faça alguma coisa ... só lá para o fim do mês temos governo.. veremos!!

De Jjj a 07.10.2015 às 17:28

so disparate, o cavaco sempre será lembrado como exemplo de homem com sentido de estado é responsável.
dps do 25, quem mais, que político podemos falar que serviu melhor Portugal. Bando de garotos que só sabem ver erros, mas na vida só fazem borradas

De Anónimo a 07.10.2015 às 17:53

E assim se foi a oportunidade de terminar o mandato com alguma dignidade. Não consegue deixar de levar o governo ao colo até ao ultimo momento. Lamento que não haja ninguém na equipa de assessores/conselheiros e afins que lhe assistem, com capacidade e/ou coragem para lhe chamar á razão.

Comentar post


Pág. 1/2





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031




comentários recentes

  • O apartidário

    A Madeira é que tem as bananas mas é mais aqui no ...

  • Ssoares Carvalho

    Boa tarde Sr. BernardoLi o seu comentário que apre...

  • Antonio

    Bom dia Li o seu texto e lamentávelmente tudo o qu...

  • Ricardo

    O salto em frente foi dado em 2015(não falando ago...

  • José Gonçalves

    Isto é assunto sério, mas não resisto... "A socied...

  • Bernardino Silva

    De facto não temos ninguém para nos governar, porq...

  • Celestino Alves

    Vergonha estes políticos São todos ladrões roubam ...

  • Jorge Peixoto

    Quando os grandes grupos economicos, descobriram q...

  • Anónimo

    É muito engraçado ver toda esta histeria contra o ...

  • Manuel

    A tal bomba atómica prometida rebentou finalmente....