A bordo do Titanic.
Parece claro que o ano de 2015 se arrisca a ser o ano que comprovará o falhanço definitivo do euro. Curiosamente o programa "quantitative easing", que parece vir a ter luz verde do Tribunal de Justiça da União Europeia, pode ser o teste decisivo que comprovará a inviabilidade do euro. Pelo menos vai inviabilizar qualquer tentativa dos outros bancos centrais em manter a paridade com o euro, que vai ter uma desvalorização clara. A Suíça já desistiu de manter a paridade entre o euro e o franco suíço, fazendo este apreciar-se para valores estratosféricos. E a Dinamarca pode ser obrigada ao mesmo, já que só baixando a taxa de juro para valores negativos consegue manter a paridade entre a coroa dinamarquesa e o euro.
Se esta depreciação do euro é positiva para os países da zona euro, não deixa de sinalizar alguma desconfiança, quer na economia da zona euro, quer no futuro da sua moeda. E neste caso, a saída da Grécia da zona euro, que a vitória anunciada do Syriza pode tornar inevitável pode ser o icebergue que afundará definitivamente este Titanic. É pena que a Alemanha, que tanto ganhou com o euro, não tenha compreendido a tempo útil que só partilhando esse ganho com os outros países poderia salvar a moeda única. Agora é tarde. Depois de o Titanic se romper, nada o pode fazer manter-se à tona de água.
Autoria e outros dados (tags, etc)
1 comentário
De António Fremonte a 21.01.2015 às 00:26
Menezes Leitão em 9/9/2011: A Grécia vai ser, portanto, tristemente expulsa do euro. O meu grande receio, como aqui escrevi, é que, dado que Portugal está a percorrer exactamente o mesmo caminho, à tragédia grega se siga a tragédia portuguesa.
Menezes Leitão em 5/12/2011: E a sua tarefa vai ser igualmente arrasar completamente a Itália para esta estar de rastos quando se verificar a inevitável implosão do euro.
Menezes Leitão em 22/05/2012: Começa a ser evidente para todos que o euro está à beira do colapso.
Menezes Leitão em 20/11/2012: É por isso que cada vez mais me convenço que o euro tem os dias contados, pelo menos na sua actual versão.
Menezes Leitão em 25/03/2013: Se o euro sobreviver a este Eurogrupo será um milagre, a agradecer a Deus e a todos os anjinhos.
Menezes Leitão em 7/02/2014: Este pode ser assim o dia da condenação definitiva do euro à ruína.
Menezes Leitão em 20/01/2015: Parece claro que o ano de 2015 se arrisca a ser o ano que comprovará o falhanço definitivo do euro.
...
Menezes Leitão em 2/02/2027: Quem diria que o pequeno Cristianinho iria ganhar 3 bolas de ouro como o seu pai? E logo na altura em que o euro está prestes a colapsar.
Menezes Leitão em 8/01/2035: Descobriram a cura para o cancro mas não a cura para o euro, cuja fase terminal dura há 4 décadas.
Menezes Leitão em 9/9/2040: escudo? escudo, tás aí?
Menezes Leitão em 15/07/2042: É lamentável que os extraterrestres tenham feito contacto connosco logo na altura em que o euro vai colapsar. Qual é a imagem que isto vai dar?
Menezes Leitão em 20/12/2050: Aqui jaz Menezes Leitão, mas o euro persiste.
21/12/2050: Euro colapsa.
The end