As atitudes do Presidente do Parlamento.
Protestos de deputados houve muitos na história do nosso Parlamento, como se lembra muito bem neste excelente artigo. O PCP já se levantou e saiu da sala quando Ronald Reagan entrou na Assembleia, o que o levou a comentar que as cadeiras do lado esquerdo não deveriam ser muito confortáveis. E o Bloco de Esquerda já se apresentou no Parlamento com t-shirts com a bandeira da II República espanhola, quando o Rei Filipe VI discursava, recusando-se depois a participar na sessão de cumprimentos. Por isso os cartazes do Chega e a redução da Iniciativa Liberal a um deputado podem ser atitudes desrepeitosas e mesmo ridículas, mas não correspondem a nada que não se tenha já visto em São Bento.
A novidade foi a reacção do Presidente do Parlamento, que não me lembro de alguma vez ter ocorrido em situações anteriores. Mas o mais grave foi a patética conversa do Presidente do Parlamento, gravada em vídeo, que demonstrou o carácter artificial da sua reacção. Na verdade, olhando para a cena, o mesmo parecia um actor a perguntar aos outros actores da cerimónia a forma como avaliavam a sua prestação. No fundo tudo isto pareceu uma encenação para efeitos da campanha presidencial de Santos Silva.
O Presidente do Parlamento é a segunda figura do Estado. Não pode comportar-se como se fosse um actor político em campanha. Isto só contribui para aumentar o desprestígio do Parlamento, colocando em causa a autoridade do seu Presidente.
Autoria e outros dados (tags, etc)
14 comentários
De Anónimo a 28.04.2023 às 14:53
Deixe-me que lhe diga (que eu sei que vai ler mas não publicará) o seguinte:
O vídeo é excelente. Aqueles srs. que lá aparecem, o cenário, faz-me lembrar as retretes e os recreios das escolas primárias do tempo do Estado Novo (e que ainda são usadas, porque nunca há dinheiro para fazer novas).
Mais parece que estão ali, em rodinha, a exibir as pequenas pilitas (e algumas meninas mais curiosas a apreciar a cena) para vêr quem é que tem a maior.
Ora, pela indignação da fuga de informação manifestada pelo Arturzinho, tudo leva a crer que a dele era a mais pequenininha.
Curioso é que ele, o Arturzinho, agora quer apanhar o criminoso.
Pois aqui vai o meu conselho: que pergunte ao Biden, pois nunca se sabe se não terá sido mais uma golpada do Jack Teixeira, que também é meio açoriano como o Carlos César.
De José Maria Videira a 28.04.2023 às 15:43
De Anónimo a 28.04.2023 às 17:38
De Anónimo a 28.04.2023 às 23:14
Vai levar um banho de vacinas quando se fizer à estrada
José
De s o s a 28.04.2023 às 20:30
Faz bem em lembrar outros casos de comportamentos anomalos por parte dos deputados.
Ainda assim nada e nunca como agora aconteceu. Se eu mandasse, chamaria a policia e porrada em cima deles. Sei bem, era o que que eles queriam, sabotar e ainda transformarem-se em coitadinhos.
Portanto, nada sobre o ralhete do Santos silva.
E alem da aqui novidade de vir a ser candidato a PR, associar o ralhete a isso...sei lá se o autor do post tem razao .
De Anónimo a 28.04.2023 às 23:46
De Marco a 29.04.2023 às 00:54
De joão santa clara a 29.04.2023 às 08:44
As mais altas figuras do País em todo o seu esplendor.
E um destes vai candidatar-se à Presidência da República?
Coitado. Ainda não percebeu que não presta mesmo.
Não lhe basta ser cínico. Ainda por cima é inútil.
A única coisa que tem feito é fazer o Chega crescer.
De Anónimo a 29.04.2023 às 09:54
De Anónimo a 29.04.2023 às 15:55
A atitude do presidente com uma raspança é que é anti-democrática e despolida.