Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Belmiro de Azevedo (1938-2017).

Quinta-feira, 30.11.17

Gostava especialmente de Belmiro de Azevedo. Era um grande empresário, que transformou uma empresa familiar num grande grupo económico, que aguentou contra ventos e marés, fazendo da vida empresarial praticamente um duelo. Curiosamente perdeu as duas maiores batalhas em que se envolveu: a oposição à OPA do BCP sobre o BPA, que perdeu, e a OPA da Sonaecom sobre a PT, que também perdeu. Mas, mesmo quando perdia, estava sempre pronto para a batalha seguinte, já que, como ele dizia, não há derrotas eternas, nem vitórias definitivas.

 

Mas o que gostava mais em Belmiro era o seu estilo truculento e a capacidade de impor os seus pontos de vista. Num país onde se considera que o respeitinho é muito bonito e em que a maior parte das pessoas só diz meias palavras, com receio das consequências, Belmiro dizia e fazia o que pensava, sem constrangimentos de qualquer ordem, sendo absolutamente demolidor quando era necessário. Recordo-me uma vez que o Parlamento o queria ouvir num inquérito, e ele disse que só estaria disponível às oito da manhã, pois tinha que apanhar o avião para o Porto. Pois não é que os deputados, que habitualmente só chegavam às 9h30m, foram abrir propositadamente o Parlamento às oito da manhã, com receio de serem chamados de preguiçosos por aquele homem que fazia do trabalho a sua divisa.

 

Ficou na história o conflito de Belmiro com Marcelo Rebelo de Sousa, quando ele era presidente do PSD, e criticou o facto de a Sonae estar a fazer investimentos no Brasil com apoio do Estado. Belmiro respondeu-lhe à letra, exigindo que tirassem Marcelo da presidência do PSD, e que ele fosse erradicado da sociedade portuguesa. Lembro-me de que o artigo que escreveu na altura terminava assim: "Aqui tem, professor Marcelo Rebelo de Sousa. Por mim, escusamos de ficar por aqui: não me calo nem que Cristo desça à terra. E desengane-se: dito por mim, isto quer dizer realmente isso mesmo". Cristo desceu efectivamente à terra e nem assim Belmiro se calou, só o tendo feito em definitivo ontem. E os poderes do Estado mostraram mais uma vez a sua verdadeira natureza. O Presidente fez uma declaração formal de condolências e, no Parlamento, que em tempos tinha aberto de propósito para o ouvir, houve deputados a abster-se ou mesmo a votar contra um simples voto de pesar. Só que Belmiro de Azevedo era muito superior a esse tipo de posições oficiais e só podemos imaginar o que diria sobre as mesmas. Ontem partiu um grande homem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Luís Menezes Leitão às 07:18


9 comentários

De Anónimo a 30.11.2017 às 11:29

Foi um grande "empresário", melhor dito, patrão, que passou a vida a "ranhar para dentro", sem nunca dar a devida retribuição a quem lhe construiu a riqueza.

De Anónimo a 30.11.2017 às 20:09

Enriqueceu à custa dos outros. Pagava impostos na Holanda apesar de lucrar à custa dos portugueses. Uma vez Belmiro de Azevedo disse "a economia deve ser baseada em mão de obra barata".
Que a terra lhe seja pesada.

De jose antonio a 01.12.2017 às 11:14

Ó Anonimo.Voce fez o comentário acima que mostra bem que não é uma pessoa de bem.Tenha respeito pela morte de um homen que dá emprego a 40.000 pessoas ,que fez deste pais um pais em desenvolvimento,e que voce critica . talvez LHE FAÇA INDIGESTÂO a FORTUNA dele,não é? Gostava de saber o que fez voce por este pais comparável com este homem.Por o seu comentário nada. Tenha respeito por quem parte , pois talvez um dia em vez do peso da terra, alguém comente que para si a torre dos clérigos ainda seja leve. Tenha respeito

De Anónimo a 01.12.2017 às 19:14

De acordo com uma recolha realizada pelo PÚBLICO, das 20 maiores grupos económicos com acções na praça lisboeta, 17 escolheram Amesterdão, Roterdão ou Amstelveen para sediarem filiais. A maior parte destas são gestoras de participações e ligadas à área de serviços financeiros.
Luxemburgo e Irlanda (Dublin) são outros destinos muito procurados. PT, Sonae, Banif e Galp fazem parte do grupo de nove que instalaram sociedades em território luxemburguês. A petrolífera também optou pela capital irlandesa para sedear a Petrogal Trading (que comercializa petróleo bruto), tal como outras seis companhias de grande dimensão, incluindo a Jerónimo Martins, Mota-Engil e Cimpor. Já os bancos registaram várias sociedades em paraísos fiscais, como as Ilhas Caimão (ver texto secundário)
"As vantagens fiscais da deslocalização das sedes das empresas, ou de algumas empresas operativas, para jurisdições fora de Portugal são diversas, sendo a mais óbvia a minimização da carga fiscal (tanto ao nível da empresa como dos seus accionistas)", aponta Marta Gaudêncio, especialista na área fiscal da sociedade de advogados Espanha e Associados.

De Anónimo a 01.12.2017 às 20:39

inteiramente de acordo. o inferno esta de parabens com esta entrada.

De Anónimo a 01.12.2017 às 19:54

O que muita gente tem e dor de cotovelo pois de uma família humilde nasceu um grande homem, como há muitos, que não exibia a sua riqueza e que todos os dias trabalhava para manter postos de trabalho. Desafio as pessoas que dizem mal a irem trabalhar para o estrangeiro, alugarem casa e fazerem a vida que fazem em Portugal e ai falarem de qualidade de vida. Trabalhei no grupo Sonae e só tenho boas referencias, possivelmente porque sei dar valor a ter um ordenado certo no final do mês

De Anónimo a 02.12.2017 às 19:40

E pronto, a sua experiência pessoal refuta as experiências de todos os explorados por Belmiro de Azevedo.

De Anónimo a 01.12.2017 às 20:22

Deus, tenha o Seu lado, Belmiro era português, por isso criou emprego porque precisava de trabalhadores, segundo li, era um explorador, não conseguindo ver, que os seus colaboradores, são o melhor activo de uma empresa. Mas em portugal, os que se dizem defensores do povo, são aqueles, que nos querem levar à miséria e escravidão

De Anónimo a 01.12.2017 às 22:03

Foi um grande empresário que construiu um império á custa de exploração da mão de obra não qualificada, Comparem-no com o COMENDADOR NABEIRO.

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Novembro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930




comentários recentes

  • Anónimo

    Aconselho ao Luís que emigre para a China. Lá quem...

  • Anónimo

    Disparate! O PSD nunca foi tão PSD como no tempo d...

  • Anónimo

    Foi o 1o líder do PSD que eu considero votar desde...

  • O sátiro

    Manifestamente RR está a ser um desastre que ning...

  • Financiador de Subsídios

    Claro, Os gajos de direita são uns ladrões que "ro...

  • Anónimo

    Mais um polvo que está a sentir as ventosas a desa...

  • Jose Hilario Jesus

    Este papagaio, canta ,canta,mas não encanta, está ...

  • Anónimo

    Mas o que é que esta tomada de posição tem a ver c...

  • Anónimo

    O RR é um cepo. Sempre foi. Não passa dum merceeir...

  • Anónimo

    Caro Luis Leitão julgo que andou demasiado tempo à...